top of page
  • celiaxakriabasite

Vamos eleger Célia Xakriabá como a primeira mulher indígena por Minas Gerais

Hoje inicia-se o período eleitoral e faz-se um chamado pela Terra e para levar candidaturas indígenas para o Congresso Nacional

Nesse dia 16 de agosto de 2022, inicia-se mais um período eleitoral no Brasil e, talvez, seja uma das eleições mais importantes desde a redemocratização. Em um chamado para mudar os rumos da nossa política, para barrar a destruição do meio ambiente, por representatividade e, principalmente, para garantir os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais e fazer frente ao projeto genocida instaurado nos últimos quatro anos, Célia Xakriabá e várias outras lideranças indígenas trazem uma proposta de ocupar o Congresso e resgatar caminhos para um futuro.

“A hora é agora”, lembra sempre a candidata a Deputada Federal pelo PSOL, principalmente em referência a todas as violações de direitos e à destruição dos biomas brasileiros, queimadas de florestas e pela urgência em retomar os caminhos por justiça social. Como lema de campanha, a convocação é por uma Minas de Cocar e um aldealemento da política, trazendo um caminho coletivo, de afeto, ancestral e contra a cultura do ódio.

Com foco principal na luta pela preservação do meio ambiente, demarcação das terras indígenas, contra o modelo destruidor da mineração, Célia Xakriabá se coloca não só como liderança indígena, mas é uma ambientalista e junto a diversos companheiros atuou como verdadeira ministra do Meio Ambiente na falta de políticas de preservação. “Eles queimam, a gente preserva!” afirma a candidata.

Além disso, pautas centrais em sua candidatura são a educação e a cultura, que são caminhos para a retomada da democracia e para mudar os rumos do nosso Estado.


No dia 02 de outubro, 5088 nas urnas e o reflorestar da política.

Conheça Célia Xakriabá, contribua com a nossa campanha e faça coro nesse chamado pela Terra!






bottom of page
google-site-verification=y0QruS9QNBBq4CIO39mZwikVAbLY2UV0T6PKRCB9xPw