A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL/MG) enviou nesta quarta-feira (18) um ofício urgente ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e a outras autoridades, denunciando o assassinato de Neri Guarani Kaiowá, de 23 anos, por disparos da Polícia Militar na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, no Mato Grosso do Sul, na manhã de hoje.
Segundo a denúncia, a ação policial violenta aconteceu durante um ataque à retomada da Fazenda Barra, onde a comunidade indígena está estabelecida. Além da morte de Neri, outros indígenas ficaram feridos, incluindo uma mulher com lesões graves na perna, e os barracos da comunidade foram incendiados e destruídos. A deputada destacou que a operação policial não teve respaldo de decisão judicial e que, até o momento, as forças policiais impediram a família e a comunidade de se aproximarem do corpo da vítima, agravando o sofrimento da comunidade. “São muitas as violações desse episódio, a começar pelo fato de que, mesmo sendo um território indígena, a Força Nacional não estava em área, a ação da Polícia Militar não foi fundamentada em nenhuma decisão judicial e até o momento de escrita deste ofício, a polícia militar e a polícia civil não permitiram que a a família e a comunidade chegasse perto do jovem assassinado, tendo ‘arrastado o corpo para a mata’, de acordo com as lideranças locais”, denuncia a deputada.
Xakriabá expressou sua indignação com a intensificação da violência contra os povos indígenas, especialmente os Guarani Kaiowá, relatando que fazendeiros armados acompanham as forças policiais há dias, o que resulta em constantes confrontos. _"A violência não é uma ação isolada, mas sim uma repetição intensificada pelo desrespeito aos territórios indígenas e aos direitos humanos das comunidades tradicionais. Muitos territórios no país vêm sofrendo com a organizações de grupos que ignoram a estrutura institucional e atuam ilegalmente para realizar despejos e interditos com o uso de força e armas e acumulando casos de assassinatos", afirmou a parlamentar..
O ofício solicita, entre outras medidas, a suspensão imediata das operações policiais na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, a instauração de inquérito para investigar o assassinato do jovem Neri, e a presença da Força Nacional de Segurança para garantir a proteção dos povos indígenas. Além disso, a deputada pede uma reunião de emergência com o Ministro da Justiça para tratar das denúncias de violência e omissão do Estado em relação à proteção das comunidades indígenas.
A violência contra os povos indígenas no Mato Grosso do Sul, especialmente os Guarani Kaiowá, tem se agravado nos últimos meses, com relatos de assassinatos, ferimentos graves e destruição de comunidades inteiras. A deputada federal Célia Xakriabá, como coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, reitera a necessidade de ação imediata para proteger a vida e os direitos dos povos indígenas do Brasil.
Comments