No mês em que se celebra o Dia do Cerrado, a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) propôs à Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (Cpovos) a realização de uma audiência pública para discutir a importância dos PCTs na preservação do Cerrado. A iniciativa, encaminhada nesta segunda-feira (9), surge num momento de grande preocupação com o aumento do desmatamento e dos incêndios florestais no Cerrado, que têm devastado áreas do bioma e impactado diretamente a vida das populações que dependem de seus recursos naturais.
“O Cerrado é o coração do Brasil. Seus povos, como indígenas, quilombolas e quebradeiras de coco, são os verdadeiros guardiões da biodiversidade. Precisamos discutir soluções que respeitem seus direitos territoriais e fortaleçam suas práticas de gestão sustentável”, afirma a deputada Célia Xakriabá.
Entre os convidados estão representantes da Rede Cerrado, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), todos com forte atuação na preservação ambiental e na promoção dos direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.
De acordo com dados do World Resources Institute (WRI Brasil), a perda de florestas causada pelo fogo aumentou em cerca de 5,4% ao ano entre 2001 e 2023 no Brasil. Em agosto deste ano, o Corpo de Bombeiros atendeu a mais de 3 mil ocorrências de incêndios em Goiás, o que corresponde a uma média de 102 casos por dia.
A audiência também prestará uma homenagem ao brigadista Uellinton Lopes, que faleceu recentemente combatendo um incêndio no Parque Indígena do Xingu. A deputada destaca a importância de reconhecer o trabalho dos defensores ambientais que arriscam suas vidas para proteger o Cerrado e outros biomas brasileiros.
コメント